sábado, 25 de abril de 2009

Objetos manipuláveis nas aulas de matemática

Na escola, desde a infância, os alunos sentem, tocam e manuseiam objetos para representar cálculos, descobrir propriedades, fazer relações,etc. Entretanto, com o passar do tempo, quando eles chegam no ensino fundamental e no ensino médio se distanciam desses materiais manipuláveis porque o professor esquece da prática. Por que só ensinar a teoria nesta fase? Será que objetos manipuláveis são coisas de criança?
Na semana passada, em uma turma do 6º ano, pude observar resultados positivos quando realizei uma atividade em grupo abordando os conceitos de algarismos e números. Essa atividade que era anteriormente realizada individualmente com algarismos escritos no caderno, foi substituída por algarismos manipuláveis, onde puderam ser manuseados pelos alunos permitindo a visualização do número formado. Para o aluno ficou mais fácil perceber como a troca da posição de um algarismo interfere na formação do número.
Pude ainda observar como o ser humano é atraído fortemente pelo tato e pela visão. Desta forma, o uso de objetos manipuláveis operados pelo aluno ou pelo professor auxilia no ensino da matemática permitindo ao aluno organizar mais facilmente o seu pensamento lógico.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Prova Oral



Diante do mau tempo que paira sobre nossas escolas públicas, procurei uma solução para controlar os gastos com papel.

Para reduzir o número de fotocópias gastas com avaliações, lembrei-me da antiga e tradicional prova oral, famosa na década de 50, utilizada nos temidos exames de admissão para a antiga 5ª série.





Então, por que não substituir a tradicional prova escrita pela prova oral? Segundo o PCN, a linguagem é uma herança social, uma realidade primeira, sendo assim sempre precede a escrita.

Para os professores de Ciências, História e Geografia talvez, não lhe faltem perguntas para aplicar neste tipo de prova, e até mesmo os de português que podem perguntar um sinônimo, um antônimo, um adjetivo, que peçam para conjugar um verbo ou opinar sobre um texto. Mas, e o professor de Matemática? Como calcular sem algoritmos? A sua solução está aí, calcular mentalmente, sem algoritmos.

A prova oral de matemática pode explorar o cálculo mental em diversos conceitos matemáticos como relações, operações, regularidades e álgebra. O mais importante é que o constante exercício do cálculo mental e a sistematização dos procedimentos de cálculo mental podem vir a favorecer ao longo do tempo, como estratégias de resolução e controle do cálculo escrito.

Verifiquei algumas vantagens da prova oral:

PARA O ALUNO:

  • Desenvolve a sua capacidade de articulação, elaboração de idéias e maturidade para exposição oral objetiva e compreensível.
  • Aperfeiçoa a competência lingüística
  • Aprende a comunicar-se melhor
  • Trabalha o estilo coloquial da língua
  • Familiariza-se com entrevistas, método este muito usado em seleções para emprego
PARA O PROFESSOR:

  • Não perde tempo em corrigir provas
  • Resultado imediato da nota
  • Ganha mais tempo em sua aula para realizar outras atividades
PARA A ESCOLA

  • Economiza com papel e fotocópias, podendo aplicar em outras atividades.
Entre tantas vantagens, não podemos esquecer que a prova oral é ecologicamente correta por não produzir lixo!