quarta-feira, 27 de maio de 2009

Laboratório de Informática




Em sua diferente forma e uso, a tecnologia é um principal agente transformador da sociedade e modificadora do cotidiano das pessoas.
Os elementos tecnológicos estão presentes em diferentes atividades e o uso deles traz também contribuições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, à medida que desenvolve a criatividade, a intuição e o pensamento do lógico do aluno.
O uso da Internet, por exemplo, influencia na escrita, na leitura e na aprendizagem. Diante desse cenário, os laboratórios de informática nas escolas foram incorporados ao trabalho do professor, tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita, tornando-se novas formas de comunicação e conhecimento.
Atividades em laboratório de informática são frequentes em minhas aulas de matemática, onde os conteúdos dados em sala de aula são explorados em outros contextos e dinamizados através do uso de softwares que possibilitam o aluno pensar, refletir e criar soluções.
Atualmente, pela Internet, diversos sites de educação disponibilizam jogos, desafios, curiosidades e exercícios que contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico do aluno e, sobretudo, reforça o trabalho do professor.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Números Figurados





Há muitos anos, os pitagóricos faziam relações entre números e figuras,e já utilizavam números expressos em pontos que agrupados de forma equidistante representavam determinadas figuras geométricas, como, triângulos, quadrados e hexágonos. Surgiram assim, os números figurados: números quadrados, números triangulares e números hexagonais.
A representação de números através de figuras geométricas passou a fazer parte do meu conteúdo programático e aplico aos meus alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima , em Niterói. Utilizo materiais concretos ( cilindros de cartolina) para que os alunos visualizem a construção das figuras geométricas, observem a sequência das figuras e predigam a quantidade de cilindros necessários para uma certa configuração.
O estudo sobre figuras geométricas e operações algébricas podem ser trabalhados com mais eficácia quando explorados outros conceitos, como números figurados. Pois, eles possibilitam ao aluno criar relações entre a geometria e álgebra e, também os prepara para estudos sobre temas futuros, como, progressões aritméticas.