quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Unidades de Medida de Armazenamento

Mergulhados em novas tecnologias, estamos sempre consumindo produtos frente às inovações lançadas no mercado e palavras são cada vez mais pronunciadas no nosso cotidiano como Bytes, Kilobytes, Megabytes, Gigabytes e muitas vezes não sabemos o que elas significam. Primeiramente, devemos entender que elas representam unidades de medida utilizadas especificamente na Informática e depois, compreendermos os seus tamanhos.
Assim como armazenamos um líquido em uma garrafa e usamos a unidade de medida litro ou armazenamos um biscoito em um pacote e usamos a unidade grama, para armazenar um arquivo no computador usamos a unidade byte. Em Informática é muito importante considerar a capacidade de armazenamento, porque os dados de um computador ocupam um certo espaço de armazenamento. Esses dados são medidos em bits (binary digit) que são impulsos elétricos, positivos ou negativos, representados por 1 e 0. O bit é a menor unidade de informação. Um conjunto de 8 bits forma o byte, o qual corresponde a um caracter, seguindo o código binário.
Temos:
1 byte = 8 bits = 2 ³ bits
Podemos observar que de forma diferente do grama, do metro, do litro que são escritos na base 10, o byte é escrito na base 2.

Vamos recordar alguns prefixos usados em grandes quantidades e que são representados por meio de potências de base 10. Observemos a tabela:

Quilo = K = 10³ = 1000
Mega = M = 10³ . 10³ = 1.000.000
Giga = G = 10³ . 10³ . 10³ = 1.000.000.000
Terá = T = 10³ . 10³ . 10³ . 10³ = 1.000.000.000.000

Mas, como usar esses prefixos em bytes? O problema é que o byte é representado na base 2 e não existe um número natural n tal que
2 elevado a n seja igual a 1000. O que faremos é encontrar números que cheguem a resultados bem próximos da tabela acima. Vejamos:

Quilo = K = 2 elevado a 10 = 2². 2² .2². 2² .2² = 1024 bytes
Mega = M = 2 elevado a 20 = 1.048.576 bytes = 1024 kb
Giga = G = 2 elevado a 30 = 1.073.741.824 bytes = 1024 Mb
Terá = T = 2 elevado a 40 = 1.099.511.627.776 bytes = 1024 Gb

Para treinar:

a) qual é a capacidade de armazenamento de um CD?
b) qual é a capacidade de armazenamento de um DVD?
c) quantos arquivos de 1000 Kb podem ser armazenados em um CD?
d) quantas imagens de 900 Kb podem ser armazenadas em um DVD?
e) quantas músicas de 6 Mb podem ser armazenadas em um MP4 com capacidade de 1 Gb?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Educação do Século XXI

Em recente pesquisa realizada no Brasil pelo MEC, há uma enorme preocupação com as escolas de Ensino Médio, visto que elas não estão preparando os jovens para o mercado de trabalho e não favorecem aos ensinos superiores. Para reverter essa situação, educadores estão dispostos às mudanças e revisões, principalmente na organização de um currículo que corresponda à vida contemporânea. 

Dessa forma,professores precisam organizar um currículo baseado na subjetividade do aluno que propicie dialogar, interpretar informações e desenvolver atitudes de pesquisa que lhe permita continuar aprendendo ao longo de sua vida. Diante de um mundo globalizado, é necessário que os alunos aprendam a globalizar e, isso só acontecerá quando a escola se tornar uma geradora de cultura e não apenas uma transmissora de conteúdos. 

Essa concepção de ensino globalizado que defende um pensamento complexo, destaca a importância de ensinar integrando conhecimentos e valorizando o que o aluno traz consigo. Isso já é proposto por muitos filósofos, psicólogos, especialistas, pedagogos , que têm como referência o grande pensador contemporâneo Edgar Morin, defensor da não compartimentação das disciplinas e sim, da interação para enfrentar temas de estudo.

Sob um olhar voltado para educação do século XXI que mostra a necessidade de formar indivíduos com uma visão mais global e que saibam trabalhar à partir da diversidade, é necessário que preparemos jovens flexíveis, com capacidade de adaptação, atitude de colaboração e com conhecimento da tecnologia.

A questão é: como ensinar essas habilidades na escola? Acredito que elas estejam atreladas a um ambiente eficaz, no qual nossos alunos possam desenvolvê-las, sendo assim, compartilho aqui alguns itens difundidos por muitos educadores que consideram relevantes para as nossas práticas em sala de aula, vinculados a um currículo integrado:


- TEMA/ DESAFIO/ PROBLEMA: a escolha de um tema gerador, ou grande desafio, ou um desafio-problema permite a aplicação de diversas habilidades, a integração de duas ou mais disciplinas, o aprofundamento dos conceitos e a produção de um novo conhecimento. Os alunos vêem o conteúdo de uma maneira que mostra as conexões entre os diferentes assuntos. Durante a exploração de um desafio ou de um problema, o aluno desenvolve o seu pensamento crítico e criativo. Armazenar uma quantidade enorme de informações na memória está dando lugar à importância do saber para tomar decisões, observar, explorar e gerar hipóteses.


- MEDIAÇÃO: o professor na postura de mediador dá oportunidade aos seus alunos de criarem seus próprios conceitos, mostrarem sua ideias e se sentirem motivados e confiantes em suas conquistas. A intervenção do professor ocorre quando há necessidade de se retomar o foco, melhorar o processo ou confirmar uma fundamentação lógica.


- COOPERAÇÃO/INTERAÇÃO/DIÁLOGO: a interação entre os alunos e professores colabora de maneira efetiva na produção do trabalho, pois a troca de ideias, sugestões e opiniões propiciam a reflexão e a revisão daquilo que desejam desenvolver. Dessa forma, não há soluções únicas ou respostas erradas. Saber ouvir e falar, compartilhar ideias, ajudar e aceitar ajuda do outro são habilidades que podem ser adquiridas por meio da cooperação. Dialogar significa interpretar e reconhecer a linguagem do outro e essa interpretação contribui para uma nova concepção.


- AUTONOMIA: o ensino do século XXI está centrado no aluno, que trabalha com autonomia para escolher suas estratégias, suas ferramentas e decidir suas opções, quando o aluno trabalha de forma autônoma ele desenvolve sua capacidade inventiva, pois é livre para criar seus próprios métodos e explicações.


- RECURSOS: o professor disponibiliza vários recursos para que o aluno possa pesquisar, criar e comunicar. O acesso à informação é ilimitado e com qualidade e níveis variados de aprofundamento.


Esses tópicos fazem parte da visão de um currículo escolar integrado, com um olhar voltado para a educação do século XXI, dentro de uma concepção educativa baseada em projetos de trabalho que favorecem a pesquisa e o trabalho ativo por parte do aluno.