sábado, 16 de abril de 2011

I CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

Colégio Alcina realiza a sua 1ª Conferência do Meio Ambiente

O Colégio Estadual Prof. Alcina Rodrigues Lima, situado em Niterói, realizou no dia 23 de março de 2011 a sua I Conferência do Meio Ambiente com a participação dos alunos, professores, pais e comunidade.
No 1º momento, apresento a criação da "Alcina Com-Vida" - Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
( organização proposta pelo Ministério do Meio Ambiente e MEC, em 2003). No 2º momento, é gerado uma reflexão sobre os problemas que a nossa sociedade de consumo vem enfrentando, principalmente com o lixo eletrônico, e em seguida, algumas práticas sustentáveis que a escola procura realizar de forma individual e coletiva com toda a comunidade escolar, tendo a participação dos professores Gustavo Motta e Marcelo Brum.
No 3º momento, apresento o novo projeto socioambiental da escola que, em parceria com uma empresa privada, a escola passa a ter  um posto de coleta de lixo eletrônico, onde os objetos coletados são enviados para empresas especializadas em reciclagem desse tipo de material.
A escola pretende dentro de suas missões de Escola Sustentável,mobilizar e educar toda comunidade escolar de forma permanente para aprender e agir na preservação do meio ambiente e na construção de um melhor melhor.

 A gestão do colégio Alcina incentiva a criação de ideias para novos projetos da "Alcina Com-Vida" e participa daqueles que acreditam na educação ambiental como um caminho para mudanças de valores e de atitudes para a construção de sociedades felizes e sustentáveis.