domingo, 28 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Sempre com o objetivo de preservar e proteger o meio ambiente, comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente não podia ficar esquecido entre os meus alunos. De uma forma bem divertida, colorida  e consciente, resolvemos comemorar este dia com exposições e atividades utilizando materiais recicláveis, como vidro, papel e pets.


Para os alunos do 2º ano do ensino médio, foi uma oportunidade de conhecer na prática os 5Rs - reciclar, repensar, reduzir , reaproveitar e recusar. O reaproveitamento, por exemplo, foi para eles uma forma de ver como é possível continuar usando um objeto, colocando-o em uma nova função. São atitudes simples, mas que geram consequências altamente benéficas para o meio ambiente, pois consegue-se reduzir significativamente a quantidade de materiais descartados no lixo e também uma forma de economizar, evitando-se comprar objetos que podem ser obtidos por meio da reutilização.

Produziram objetos que foram reutilizados a partir de vidros - garrafas de azeite, de sucos e de bebidas em geral foram transformadas em lindos jarros de flores, ou decoradas com areia colorida. Já os potes de comidas em conservas viraram lindos baleiros com tampas decoradas de bichinhos e também como porta-trecos para costura.

Já a turma que reutilizou pets e plásticos em geral, a criatividade não pode faltar: pets cortadas e costuradas viraram lindos estojos de lápis e lindos baleiros quando pintadas e enfeitadas, potes de sorvetes e embalagens de produtos de beleza serviram como porta-trecos, as embalagens de limpeza como sabão líquido e amaciante de roupas, se transformaram em kits para jardim. Não podia também faltar brinquedos produzidos com pets que chamaram a atenção da criançada que passou por lá.


















Para a turma que reutilizou papel e papelão, muitos objetos foram construídos, cestas de frutas, porta-lápis, porta-trecos, porta-retratos, bolsinhas, organizadores de maquiagem e, para enfeitar , corujinhas e pinguins. 



Oficinas sobre como reaproveitar o jornal, também foi uma boa sugestão para quem quer fugir dos plásticos que forram as lixeirinhas.





A grande descoberta para estes alunos também foi a iniciativa de durante a exposição vender os objetos para aqueles que por ali apreciavam e, não faltaram interessados em comprar - "Sempre quando aprecio a produção dos alunos, eu pergunto se eles não querem me vender...é uma forma de incentivá-los.." , comenta a professora Tânia, de língua inglesa.



Além da prática sustentável que a exposição gerou em minha escola, pude perceber que a matemática ali também se infiltrava sem que os alunos percebessem, pois em diversos momentos durante a venda dos objetos, cálculos mentais tinham que ser feitos para atrair clientes e não perder dinheiro.

Quem sabe, daqui pra frente, os alunos comecem a repensar na reutilização do seu lixo domiciliar e também nas possibilidades de gerar renda com estas atitudes, e o que mais me chamou a atenção foi a decisão de todos em juntar o dinheiro arrecadado com a venda dos objetos para gastar exclusivamente com o passeio cultural que fora realizado na semana seguinte ao Jardim Botânico. Bela atitude!