sábado, 6 de junho de 2009

Nivelamento de Turmas do 6º ano


Observados ao longo dos anos o baixo nível de conhecimento e as deficiências de escrita e leitura dos alunos que ingressavam no 6º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, a equipe de professores desta escola propôs à partir deste ano, adotar uma avaliação diagnóstica para esses alunos.

Essa metodologia de avaliação é realizada no início do ano letivo com o objetivo de constatar se os alunos que ingressam no 6º ano estão preparados para adquirir novos conhecimentos e identificar suas dificuldades de aprendizagem. 


O instrumento de avaliação utilizado é uma prova escrita com conhecimentos de língua portuguesa e matemática e, à partir dos resultados obtidos é identificado o perfil do aluno que ingressa no 6º ano e suas principais dificuldades de aprendizagem.

De acordo com essa análise, os alunos são distribuídos em 8 turmas de diferentes níveis de conhecimento, respeitando-se as diferenças individuais.


Esse método de seleção por nivelamento de turmas tem sido importante para possibilitar ao professor estabelecer metodologias de aprendizagem, procedimentos e estratégias para os diferentes níveis de conhecimento. Nesse sentido, o professor identifica assuntos que precisam ser retomados e organiza novas situações para promover uma aprendizagem mais significativa.


Apesar de muitos estudiosos sobre o assunto proponham turmas heterogêneas, a formação de turmas homogêneas em níveis de conhecimento é fundamental para que o professor trabalhe de forma adequada em relação às dificuldades previamente conhecidas.


A finalidade principal desse método de avaliação é de ajudar o professor a planejar o seu trabalho, ajustando-se ao aluno, buscando e oferecendo condições para minimizar as sérias deficiências encontradas nos alunos que ingressam no 6º ano - e nunca de qualificá-los.

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