Este blog se destina a todos que gostam de Matemática e de integrá-la a outras disciplinas, aos que acreditam no potencial matemático dos nossos alunos e procuram por experiências em sala de aula, aplicações práticas de conceitos e metodologias. (COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, entretanto o autor e a fonte deverão ser citados e esta nota incluída).
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Disco de Frações
Como já citado anteriormente nesse blog, o uso de objetos manipuláveis nas aulas de matemática é um importante recurso didático para elucidar os conteúdos. No estudo das frações, por exemplo, pode-se utilizar o disco de frações que auxilia na visualização da representação gráfica de uma fração. Os discos são objetos de madeira MDF (ou em EVA) que representam figuras geométricas divididas em partes iguais. Além do disco de frações possibilitar a visualização da representação de uma fração por meio de figuras geométricas, o professor poderá propor aos alunos vários questionamentos:
- qual fração representa cada parte em relação ao todo ( figura inteira )?
- retirar uma ou mais partes do disco e verificar qual fração representa as partes que sobraram.
- quais frações podem representar o todo (figura inteira)?
- retirar uma ou mais partes e verificar qual fração representa o que falta para completar a figura inteira.
- qual fração representa a metade do disco?
- retirar a metade do total de partes do disco (realizar com os discos que foram divididos em um número par de partes) e verificar qual fração corresponde às peças retiradas.
- comparar as metades de cada disco ( sobrepondo um disco ao outro) para compreender a equivalência de frações.
Marcadores:
disco de frações,
frações,
objetos manipuláveis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário