quarta-feira, 29 de outubro de 2014

VII SEMANA DA MATEMÁTICA 2014 - UFF

Semana da Matemática na UFF

A Semana de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um evento realizado a cada dois anos pelo Departamento de Matemática e Estatística. O objetivo principal é o de se criar um ambiente onde pesquisadores, educadores e a comunidade em geral possam interagir, divulgando experiências, inovações e diagnosticando novas áreas de atuação em Matemática nas várias manifestações.

Essa sétima edição do evento, no mês de outubro,abriga também o III Encontro dos lunos das Licenciaturas Presencial e a Distância do CEDERJ. Entre oficinas, palestras, posteres, comunicações, minicursos, também se podia apreciar o Museu Itinerante de Educação Matemática.

Foram ofertados aos participantes 25 minicursos/oficinas a sua escolha, entre eles, o Minicurso Explorando o Jogo da Rede Pontilhada com Atividades Colaborativas, apresentado por mim e pelo prof. Marcelo Corrêa.



Para um público com professores e graduandos das licenciaturas presencial e a distância, apresentamos a importância dos jogos como metodologia de ensino nas aulas de matemática e destacamos um jogo tradicional, a Rede Pontilhada ou o Jogo dos Pontinhos, como ferramenta de motivação para a introdução e fixação de conceitos matemáticos que são apresentados em uma sequência de atividades, onde os alunos fixam os conceitos e também estes os auxiliam na tomada de decisões e obtenção de sucesso durante as jogadas.



Visita ao Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática

Durante a VII Semana da Matemática da UFF, os alunos do 2º ano do C. E. Prof. Alcina R. Lima visitaram gratuitamente o acervo do LEGI - o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática.

Nessa mostra, encontra-se uma diversidade de artefatos modeladores de situações matemáticas para serem manipulados, entre eles:


 - a coleção de quebra-cabeças geométricos planos e espaciais

- jogo tangran estrelado

- pranchas dinâmicas para apresentação de polígonos equivalentes

- teodolitos que permitem uma introdução aos conceitos da Trigonometria

- geradores manuais de modelos sólidos de revolução


- modelos artesanais de superfícies regradas e de poliedros de Platão

- modelo artesanal de duas esferas inseridas em um cone que emulam as relações descritas pelo teorema de Dandelin

- pequenos mobiles com correspondentes quebra-cabeças tridimensionais, os quais representem situações envolvendo poliedros equivalentes e poliedros duais em que interessantes jogos de luz e sombra obtidos com o auxílio de uma simples lanterna com uma lâmpada do tipo LED.





Neste ano, foram desenvolvidos recursos didáticos para alunos com deficiência visual, como uma pequena biblioteca com volumes infantis impressos em Braile e outros materiais apropriados à percepção tátil.


Para a aluna Laura (foto), escrever seu nome na prancha - reglete, utilizada pelos deficientes visuais foi um momento único. Ela desconhecia tal recurso e disse que a escrita na reglete foi tão fácil quanto escrever à caneta para uma pessoa de visão normal. 

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