sexta-feira, 24 de abril de 2009

Prova Oral



Diante do mau tempo que paira sobre nossas escolas públicas, procurei uma solução para controlar os gastos com papel.

Para reduzir o número de fotocópias gastas com avaliações, lembrei-me da antiga e tradicional prova oral, famosa na década de 50, utilizada nos temidos exames de admissão para a antiga 5ª série.





Então, por que não substituir a tradicional prova escrita pela prova oral? Segundo o PCN, a linguagem é uma herança social, uma realidade primeira, sendo assim sempre precede a escrita.

Para os professores de Ciências, História e Geografia talvez, não lhe faltem perguntas para aplicar neste tipo de prova, e até mesmo os de português que podem perguntar um sinônimo, um antônimo, um adjetivo, que peçam para conjugar um verbo ou opinar sobre um texto. Mas, e o professor de Matemática? Como calcular sem algoritmos? A sua solução está aí, calcular mentalmente, sem algoritmos.

A prova oral de matemática pode explorar o cálculo mental em diversos conceitos matemáticos como relações, operações, regularidades e álgebra. O mais importante é que o constante exercício do cálculo mental e a sistematização dos procedimentos de cálculo mental podem vir a favorecer ao longo do tempo, como estratégias de resolução e controle do cálculo escrito.

Verifiquei algumas vantagens da prova oral:

PARA O ALUNO:

  • Desenvolve a sua capacidade de articulação, elaboração de idéias e maturidade para exposição oral objetiva e compreensível.
  • Aperfeiçoa a competência lingüística
  • Aprende a comunicar-se melhor
  • Trabalha o estilo coloquial da língua
  • Familiariza-se com entrevistas, método este muito usado em seleções para emprego
PARA O PROFESSOR:

  • Não perde tempo em corrigir provas
  • Resultado imediato da nota
  • Ganha mais tempo em sua aula para realizar outras atividades
PARA A ESCOLA

  • Economiza com papel e fotocópias, podendo aplicar em outras atividades.
Entre tantas vantagens, não podemos esquecer que a prova oral é ecologicamente correta por não produzir lixo!

3 comentários:

  1. Olá Elenise!
    Fantástica essa bandeira da pova oral! Acho que devemos trabalhar com esse método de avaliação sim pois possibilita uma aprendizagem prática em que o aluno pode contar com a linguagem oral para sual expressão o que torna as avaliações mais amplas do que simplesmente uma prova escrita.
    Isso aí contruir alternativas!

    ResponderExcluir
  2. Obs: É legal você marcar suas postagens em uma janelinha em baixo das postagens escrito "marcadores". Os marcadores desse atigo poderiam ser: prova oral, matemática, ensino fundamental.
    isso vai auxiliar os leitores do blog e vocÊ a encontrar artigos sobre temas específicos.
    Bye

    ResponderExcluir
  3. Acho muito boa a idéia da prova oral!
    Economia! Palavra chave!
    Beijos

    ResponderExcluir