segunda-feira, 24 de novembro de 2014

III FESTIVAL NACIONAL DE IMAGENS

Audiovisual - uma nova linguagem

Para aqueles professores que apenas se utilizam da linguagem verbal em suas aulas, este é o momento de repensar sobre a utilização de outros formas de expressão como o audiovisual.

A educação deve acompanhar a era da informação e apenas com as linguagens escrita e oral ficam insuficientes quando precisamos pensar por meio de imagens.

É preciso despertar o interesse dos alunos pelas diferentes mídias e seus meios audiovisuais como a fotografia, vídeo, internet, som, televisão e cinema. Mesmo tendo uma formação acadêmica voltada para a área das exatas, procuro desenvolver na escola dentro da minha outra disciplina Cultura Digital e Uso das Mídias ( disciplina incluída na grade curricular das escolas públicas de Ensino Médio Inovador ), produções que fazem uso da linguagem audiovisual por meio da criação de vídeos como ferramentas pedagógicas.

Este ano, durante os meses de outubro e novembro, meus alunos do 2º ano do ensino médio, produziram oito vídeos(curtas) sob o tema "Uma escola sem muros" que foram enviados ao III Festival Nacional de Imagens , promovido pelo Portal em Diálogo que é uma rede social aberta desenvolvida pela UFF e mais outras nove universidades federais brasileiras. Como resultado positivo, a escola teve dois vídeos finalistas,onde um foi premiado no Festival.

III Festival Nacional de Imagens

O Festival é uma forma de promover aos estudantes de escolas públicas um espaço para divulgar seus saberes e suas opiniões e, apostaram no audiovisual como uma forma de diálogo.

Entre 151 vídeos enviados dos 17 estados brasileiros, meus alunos , do C. E. P. Alcina R. Lima, de Niterói, R. J. , conseguiram com os vídeos "A solução " e " + 30 anos" chegar na final. E com muito orgulho, o filme " + 30 anos" foi premiado. Com uma visão crítica da escola pública, o curta mostra os fatores que impedem a escola de quebrar seus muros e a forma de como os alunos são vistos pela sociedade e estado. 

Da esquerda para direita, Tiago Zurcher, Vitor Lima e
 a professora Elenise Zaccur na premiação do Festival
Para os alunos Vitor Lima e Tiago Zurcher, integrantes do grupo criador do curta premiado + 30 anos, o vídeo foi uma forma de expressar suas opiniões acerca da educação pública. 


A quantização dos indivíduos traz o benefício para o âmbito logístico, porém acarreta na perda da individualização. Precisamos de um reforma em todo sistema educacional contemporâneo. Necessitamos abandonar os padrões e buscar ampliar nossa percepção da necessidade de uma escola inserida no contexto de sua comunidade, afirma Vitor Lima. 

Já para o aluno Tiago Zurcher, a criação do vídeo foi o único projeto considerado como a melhor coisa feita na escola - foi uma das poucas vezes em que a atividade não foi obrigatória e que as notas foram esquecidas.  



Na foto ao lado, da esquerda para direita, os integrantes do grupo criador do filme + 30 anos, Vitor Lima, eu (professora Elenise), Maurício Crisóstomo, Davi Camara, Tiago Zurcher, Lucas Gonçalves,Davi Dimitri, Suelane Barbosa e Samuel Farias.




Conheça os filmes premiados no Festival pelo Portal em Diálogo:

Saiba mais em :





Nenhum comentário:

Postar um comentário