sábado, 6 de junho de 2009

Nivelamento de Turmas do 6º ano


Observados ao longo dos anos o baixo nível de conhecimento e as deficiências de escrita e leitura dos alunos que ingressavam no 6º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, a equipe de professores desta escola propôs à partir deste ano, adotar uma avaliação diagnóstica para esses alunos.

Essa metodologia de avaliação é realizada no início do ano letivo com o objetivo de constatar se os alunos que ingressam no 6º ano estão preparados para adquirir novos conhecimentos e identificar suas dificuldades de aprendizagem. 


O instrumento de avaliação utilizado é uma prova escrita com conhecimentos de língua portuguesa e matemática e, à partir dos resultados obtidos é identificado o perfil do aluno que ingressa no 6º ano e suas principais dificuldades de aprendizagem.

De acordo com essa análise, os alunos são distribuídos em 8 turmas de diferentes níveis de conhecimento, respeitando-se as diferenças individuais.


Esse método de seleção por nivelamento de turmas tem sido importante para possibilitar ao professor estabelecer metodologias de aprendizagem, procedimentos e estratégias para os diferentes níveis de conhecimento. Nesse sentido, o professor identifica assuntos que precisam ser retomados e organiza novas situações para promover uma aprendizagem mais significativa.


Apesar de muitos estudiosos sobre o assunto proponham turmas heterogêneas, a formação de turmas homogêneas em níveis de conhecimento é fundamental para que o professor trabalhe de forma adequada em relação às dificuldades previamente conhecidas.


A finalidade principal desse método de avaliação é de ajudar o professor a planejar o seu trabalho, ajustando-se ao aluno, buscando e oferecendo condições para minimizar as sérias deficiências encontradas nos alunos que ingressam no 6º ano - e nunca de qualificá-los.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Laboratório de Informática




Em sua diferente forma e uso, a tecnologia é um principal agente transformador da sociedade e modificadora do cotidiano das pessoas.
Os elementos tecnológicos estão presentes em diferentes atividades e o uso deles traz também contribuições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, à medida que desenvolve a criatividade, a intuição e o pensamento do lógico do aluno.
O uso da Internet, por exemplo, influencia na escrita, na leitura e na aprendizagem. Diante desse cenário, os laboratórios de informática nas escolas foram incorporados ao trabalho do professor, tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita, tornando-se novas formas de comunicação e conhecimento.
Atividades em laboratório de informática são frequentes em minhas aulas de matemática, onde os conteúdos dados em sala de aula são explorados em outros contextos e dinamizados através do uso de softwares que possibilitam o aluno pensar, refletir e criar soluções.
Atualmente, pela Internet, diversos sites de educação disponibilizam jogos, desafios, curiosidades e exercícios que contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico do aluno e, sobretudo, reforça o trabalho do professor.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Números Figurados





Há muitos anos, os pitagóricos faziam relações entre números e figuras,e já utilizavam números expressos em pontos que agrupados de forma equidistante representavam determinadas figuras geométricas, como, triângulos, quadrados e hexágonos. Surgiram assim, os números figurados: números quadrados, números triangulares e números hexagonais.
A representação de números através de figuras geométricas passou a fazer parte do meu conteúdo programático e aplico aos meus alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima , em Niterói. Utilizo materiais concretos ( cilindros de cartolina) para que os alunos visualizem a construção das figuras geométricas, observem a sequência das figuras e predigam a quantidade de cilindros necessários para uma certa configuração.
O estudo sobre figuras geométricas e operações algébricas podem ser trabalhados com mais eficácia quando explorados outros conceitos, como números figurados. Pois, eles possibilitam ao aluno criar relações entre a geometria e álgebra e, também os prepara para estudos sobre temas futuros, como, progressões aritméticas.

sábado, 25 de abril de 2009

Objetos manipuláveis nas aulas de matemática

Na escola, desde a infância, os alunos sentem, tocam e manuseiam objetos para representar cálculos, descobrir propriedades, fazer relações,etc. Entretanto, com o passar do tempo, quando eles chegam no ensino fundamental e no ensino médio se distanciam desses materiais manipuláveis porque o professor esquece da prática. Por que só ensinar a teoria nesta fase? Será que objetos manipuláveis são coisas de criança?
Na semana passada, em uma turma do 6º ano, pude observar resultados positivos quando realizei uma atividade em grupo abordando os conceitos de algarismos e números. Essa atividade que era anteriormente realizada individualmente com algarismos escritos no caderno, foi substituída por algarismos manipuláveis, onde puderam ser manuseados pelos alunos permitindo a visualização do número formado. Para o aluno ficou mais fácil perceber como a troca da posição de um algarismo interfere na formação do número.
Pude ainda observar como o ser humano é atraído fortemente pelo tato e pela visão. Desta forma, o uso de objetos manipuláveis operados pelo aluno ou pelo professor auxilia no ensino da matemática permitindo ao aluno organizar mais facilmente o seu pensamento lógico.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Prova Oral



Diante do mau tempo que paira sobre nossas escolas públicas, procurei uma solução para controlar os gastos com papel.

Para reduzir o número de fotocópias gastas com avaliações, lembrei-me da antiga e tradicional prova oral, famosa na década de 50, utilizada nos temidos exames de admissão para a antiga 5ª série.





Então, por que não substituir a tradicional prova escrita pela prova oral? Segundo o PCN, a linguagem é uma herança social, uma realidade primeira, sendo assim sempre precede a escrita.

Para os professores de Ciências, História e Geografia talvez, não lhe faltem perguntas para aplicar neste tipo de prova, e até mesmo os de português que podem perguntar um sinônimo, um antônimo, um adjetivo, que peçam para conjugar um verbo ou opinar sobre um texto. Mas, e o professor de Matemática? Como calcular sem algoritmos? A sua solução está aí, calcular mentalmente, sem algoritmos.

A prova oral de matemática pode explorar o cálculo mental em diversos conceitos matemáticos como relações, operações, regularidades e álgebra. O mais importante é que o constante exercício do cálculo mental e a sistematização dos procedimentos de cálculo mental podem vir a favorecer ao longo do tempo, como estratégias de resolução e controle do cálculo escrito.

Verifiquei algumas vantagens da prova oral:

PARA O ALUNO:

  • Desenvolve a sua capacidade de articulação, elaboração de idéias e maturidade para exposição oral objetiva e compreensível.
  • Aperfeiçoa a competência lingüística
  • Aprende a comunicar-se melhor
  • Trabalha o estilo coloquial da língua
  • Familiariza-se com entrevistas, método este muito usado em seleções para emprego
PARA O PROFESSOR:

  • Não perde tempo em corrigir provas
  • Resultado imediato da nota
  • Ganha mais tempo em sua aula para realizar outras atividades
PARA A ESCOLA

  • Economiza com papel e fotocópias, podendo aplicar em outras atividades.
Entre tantas vantagens, não podemos esquecer que a prova oral é ecologicamente correta por não produzir lixo!