sábado, 25 de abril de 2009

Objetos manipuláveis nas aulas de matemática

Na escola, desde a infância, os alunos sentem, tocam e manuseiam objetos para representar cálculos, descobrir propriedades, fazer relações,etc. Entretanto, com o passar do tempo, quando eles chegam no ensino fundamental e no ensino médio se distanciam desses materiais manipuláveis porque o professor esquece da prática. Por que só ensinar a teoria nesta fase? Será que objetos manipuláveis são coisas de criança?
Na semana passada, em uma turma do 6º ano, pude observar resultados positivos quando realizei uma atividade em grupo abordando os conceitos de algarismos e números. Essa atividade que era anteriormente realizada individualmente com algarismos escritos no caderno, foi substituída por algarismos manipuláveis, onde puderam ser manuseados pelos alunos permitindo a visualização do número formado. Para o aluno ficou mais fácil perceber como a troca da posição de um algarismo interfere na formação do número.
Pude ainda observar como o ser humano é atraído fortemente pelo tato e pela visão. Desta forma, o uso de objetos manipuláveis operados pelo aluno ou pelo professor auxilia no ensino da matemática permitindo ao aluno organizar mais facilmente o seu pensamento lógico.

Um comentário:

  1. Boa!
    Adicione a riqueza das imagens de fotos e vídeos para tornar o blg ainda melhor.

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