Há muitos anos, os pitagóricos faziam relações entre números e figuras,e já utilizavam números expressos em pontos que agrupados de forma equidistante representavam determinadas figuras geométricas, como, triângulos, quadrados e hexágonos. Surgiram assim, os números figurados: números quadrados, números triangulares e números hexagonais.
A representação de números através de figuras geométricas passou a fazer parte do meu conteúdo programático e aplico aos meus alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima , em Niterói. Utilizo materiais concretos ( cilindros de cartolina) para que os alunos visualizem a construção das figuras geométricas, observem a sequência das figuras e predigam a quantidade de cilindros necessários para uma certa configuração.
A representação de números através de figuras geométricas passou a fazer parte do meu conteúdo programático e aplico aos meus alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima , em Niterói. Utilizo materiais concretos ( cilindros de cartolina) para que os alunos visualizem a construção das figuras geométricas, observem a sequência das figuras e predigam a quantidade de cilindros necessários para uma certa configuração.
O estudo sobre figuras geométricas e operações algébricas podem ser trabalhados com mais eficácia quando explorados outros conceitos, como números figurados. Pois, eles possibilitam ao aluno criar relações entre a geometria e álgebra e, também os prepara para estudos sobre temas futuros, como, progressões aritméticas.
Parabens Elenise. Adorei o seu blog, muitas informações construtivas. É muito bom saber que em escolas públicas há profissionais tão dedicados a trabalhos como este que vc vem realizando com os alunos. Nós sabemos que para facilitar o aprendizado é necessário usar ao máximo objetos concretos. Vou divulgar o seu blog.Bjs, Marcia.
ResponderExcluir