Prof. Sergio Pimentel durante a formação continuada |
Para o ano letivo de 2010, o MEC em parceria com as secretarias estaduais de educação lançou um novo programa de ensino pra as escolas estaduais.
O programa chamado de Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio.
A intenção é estimular essas redes estaduais a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos temáticos trabalho, ciência,tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade de educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atrativa.
A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a inclusão de disciplinas da carga horária mínima do ensino médio para 3000 horas - um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é a inclusão de disciplinas eletivas para abordar novas técnicas e tecnologias para garantir a formação atualizada do aluno que poderá escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda da proposta, associar teoria e prática com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno.
A primeira etapa do programa aconteceu em janeiro de 2010 com um curso de formação continuada na Escola SESC de Ensino Médio do Rio de Janeiro para os professores do ensino médio das 354 escolas que aderiram ao programa. Esses professores do ensino médio foram capacitados durante 7 dias por meio de oficinas artísticas,palestras,conferências, debates e trabalhos em grupos, onde receberam contribuições teóricas e práticas para a construção da interdisciplinaridade, da improvisação e da integração de conhecimentos na sua totalidade.
Professora Elenise Zaccur e o o filósofo Edgar Morin durante a palestra sobre fragmentação das disciplinas. |
A análise teórica teve foco em áreas de Código de Linguagem, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ciências Sociais, expressada por eminentes educadores, como o filósofo francês Edgar Morin, o médico psiquiatra italiano e professor de psicopatologia Mauro Maldonato e o doutor em linguística e filologia românica Francisco Platão Savioli.
Professor Francisco Savioli e os professores participantes do Colégio Alcina |
Apenas duas escolas de Niterói foram selecionadas pela secretaria do estado, uma delas o Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima que participou do curso de formação continuada, levando como proposta curricular o estímulo aos alunos para reflexão sobre o seu próprio conhecimento e a competência da leitura.
Po legal msm ! mt enteresante esse materia do ensino inovador aii !
ResponderExcluirtáá Um Luxo elenize Beijão de seu aluno Marcos A.
professorinha do meu coração!! te adoro.. vc é uma ótima professora!! sz' =**
ResponderExcluirby: dominick
adorei!! o ensino médio inovador
ResponderExcluirprofessora vc tá no meu coraçao:-
beijins by:andreia
oi professora adorei o seu blog é bem criativo amei, você esta de parabéns espero que você continue assim uma professora que procura sempre passar informação para os alunos. te adoro muito mesmo
ResponderExcluirmil bjs de sua aluna caroline maria
da turma 1002
te adoro muito mesmo!!!
professora adorei seu blog
ResponderExcluirsuper bem elaborado bjs..
Olá professora, estou iniciando as atividades como professora articuladora do Pro EMI, gostaria de saber se voce tem algum modelo de redesenho curricular feito na sua escola.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Att,