terça-feira, 9 de março de 2010

Praticando a Interdisciplinaridade com Textos


Durante o curso de Formação Continuada para professores de Ensino Médio que aconteceu na Escola Sesc do Rio de Janeiro em janeiro de 2010, os professores presentes puderam receber contribuições teóricas e práticas do professor Doutor em Linguística e Filologia Românica, Francisco Platão Savioli. 

De acordo com Savioli, a heterogeinidade de um texto obriga o aluno a agregar conhecimentos de diversas áreas para uma melhor compreensão do mesmo. 

Quando no texto aparecem conteúdos que nos fazem remeter para outras áreas, passamos a ter uma mente ampla através desse esforço gerado para o entendimento da linguagem do outro. Essa é uma leitura interdisciplinar que praticada com frequência pelo aluno, faz com que ele domine além do conhecimento linguístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento do mundo

Nesse curso de capacitação, Savioli nos explica que, a compreensão de um texto depende também do conhecimento do mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado depende não somente das aulas de português, mas também de todas as outras disciplinas. Um pequeno exemplo, podemos citar um trecho de um texto:" ... a população da cidade de Marianápolis está crescendo em progressão geométrica...". Nesse caso, as informações sobre a cidade nos remete para a definição de progressão geométrica, assunto da área de matemática, que se o leitor não souber o que é uma progressão geométrica, não compreenderá o texto.
Três questões básicas foram apontadas por Savioli para se compreender um texto: 
1ª) qual é a questão de que o texto trata? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado diferenciar as questões secundárias da principal, ou seja, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira confusa, é sinal de que ele não tem repertório suficiente para compreender o que está sendo lido. 

2ª) qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá-la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura dispersiva.

3ª) quais são os argumentos utilizados pelo autor par fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro que o leitor acompanhou o desenvolvimento das ideias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentatório.

A leitura é um trabalho interdisciplinar indispensável na prática do professor de qualquer disciplina e deve ser obrigação da escola, de modo a ampliar e diversificar as visões e interpretações do aluno. Assim, se tornarão formadores de opinião.

2 comentários:

  1. Excelente! Parabéns!!! André Cardoso

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  2. TRABALHO NO CIEP 412 DOUTOR ZERBINI E JÁ HÁ ALGUNS ANOS A INTERDISCIPLINARIDADE JÁ FAZ PARTE DE NOSSO TRABALHO, TENDO EM VISTA QUE UM DE NOSSOS PROJETOS TEM COMO CULMINÂNCIA A "FEIRA INTERDISCIPLINAR", CUJOS TRABALHOS GIRAM EM TORNO DE UM TEMA GERADOR TRABALHADO AO LONGO DE MAIS OU MENOS SEIS MESES(O IDEAL SERIA DURANTE TODO O ANO!)POR TODOS OS PROFESSORES DE TODAS AS DISCIPLINAS. EU, COMO PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, PERCEBO QUE TEXTOS DIFERENCIADOS, MESMO PEQUENOS, ABRANGENDO A MATEMÁTICA, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, ENFIM, A OUTRAS ÁREAS SÃO PODEROSOS INSTRUMENTOS DE AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO E CONHECIMENTOS.EM MINHAS AULAS GOSTO DE TRABALHAR TEXTOS E ARTIGOS DE JORNAIS E REVISTAS COM ASSUNTOS POLÊMICOS, ENGRAÇADOS, DADOS ESTATÍSTICOS COM ANÁLISE DE GRÁFICOS, CURIOSIDADES, ENFIM, QUALQUER TEXTO QUE FUJA UM POUCO DAS TIPOLOGIAS TEXTUAIS MAIS COMUNS QUE JÁ SÃO TRABALHADOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS. NÃO ACREDITO QUE O TRABALHO INTERDISCILPLINAR SEJA ENCABEÇADO SOMENTE POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. TODAS AS DISCIPLINAS DEVEM CAMINHAR JUNTAS POIS TODAS POSSUEM PONTOS EM COMUM. A IDEIA DO CONHECIMENTO FRAGMENTADO NOS FOI IMPOSTA POR RAZÕES POLÍTICAS, DESDE AS CADEIRAS UNIVERSITÁRIAS E SEU SISTEMA DE CRÉDITOS ATÉ A DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE VÁRIAS DISCIPLINAS IMPORTANTES AO PENSAMENTO E SENSO CRÍTICO. ISSO GERA O QUE SE PODE CHAMAR DE "INDIVIDUALISMO DISCIPLINAR", ONDE DESCULPAS TAIS COMO "TENHO POUCO TEMPO PARA PASSAR MEU CONTEÚDO, POR ISSO NÃO POSSO PERDER MEU TEMPO FALANDO DE MITOLOGIA, OU DE AGRICULTURA, OU DE PSICOLOGIA, OU DE ASSUNTOS POLÍTICOS..." É URGENTE A ALTERAÇÃO DESSE QUADRO.

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