Homenageando Malba Tahan
Todo ano no mês de maio divulgo em minha escola o Dia
Nacional da Matemática. Poucas disciplinas possuem uma data nacional para comemorar.
A ideia foi sugerida pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e em 2004
foi aprovada por lei pelo Congresso Nacional.
A data escolhida foi 6 de maio em homenagem ao nascimento do
escritor e professor de matemática Júlio Cesar de Melo e Souza falecido em 1974,
mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan.
Aproveitando que a data é em homenagem ao Malba Tahan, temos
um bom motivo para divulgar na escola esse grande professor de matemática e autor de inúmeras obras. Para não ficar
somente com exposição de cartazes, decidi por uma dinâmica diferente.
A boa
atração foi vestir um aluno de Malba Tahan e deixá-lo que contasse aos visitantes
sua história. Em minha escola, o Colégio E. Profª Alcina R. Lima, Gabriel
David, aluno do 2º ano, ficou empolgado de se trajar do contador de histórias e
se apresentar para alunos e professores.
O bate-papo descontraído chamou a atenção dos visitantes que paravam para conhecer melhor esse contador de histórias das arábias. Para muitos alunos que nunca ouviram falar de Malba Tahan, esse é um momento de acreditar que a matemática pode ser fácil e divertida. “ Queria que o meu professor fosse como Malba Taham, um contador de histórias e que usa enigmas e desafios para tornar a matemática mais interessante e divertida”, comenta o Gabriel vestido de beduíno.
O momento também foi interessante para alguns professores descobrirem
que o Malba Tahan nunca havia visitado um país do oriente e como podia
descrever tão bem histórias sobre xeiques, sultões e beduínos.
“ Ele engana
muito bem, para mim ele é um árabe”, afirma a professora Carmem Lúcia.
Já que a matemática possui uma data comemorativa, o ideal é
que escolas e cursos superiores divulguem essa importante ciência a fim de apresentá-la
de forma prazerosa e descomplicada, ao contrário do que muitos pensam. Seja por
meio de feiras, exposições de trabalhos, palestras, oficinas, desafios, em fim
toda forma que a aproxime dos alunos e
mostre que essa disciplina não é privilégio de poucos.
Professora, é muito gratificante quando o profissional abraça desta forma tão enérgica e maravilhosa a missão de um legado não muito atrativo culturalmente em nosso país (matemática) e transformar em algo interessante e intrigante, meus parabéns pela iniciativa e tenho a mesma pretensão de seguir estes passos para disseminação do conhecimento para todos!
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