Exposição no estilo Mondrian
Muitos são os pintores que aplicam em sua arte conhecimentos
da matemática, principalmente a geometria, gerando até estilos artísticos.
Visão espacial, simetria, ilusão de ótica, formas geométricas, entre outros, são
temas comuns à arte e à matemática.
Ainda sob um conceito desgastado, a matemática dada nas
escolas é vista como chata, complicada e
muitas vezes desnecessária. Porém, quando apreciamos obras de grandes artistas como
Leonardo Da Vinci, Lygia Clark, Miró, Escher, Mondrian, Romero Brito, entre
outros, podemos perceber como ela fica
mais dinâmica, inovadora e ousada.
Sendo assim, trazer a arte para a sala de aula pode transformar
o conceito desgastado da matemática para
uma nova visão - mais envolvente e apaixonante. Aliados aos conceitos matemáticos
podemos inserir a criatividade, a imaginação e a sensibilidade que a arte nos permite, para juntos se criar
um espaço de construção de conhecimentos mais instigante.
Essa junção é perfeita quando se quer mostrar que a
matemática não é somente os cálculos exaustivos que costumamos trabalhar em sala de aula.
Foi o que aconteceu
na exposição de objetos pintados no estilo do artista Piet Mondrian , realizada
no C. E. Profª Alcina R. Lima, com alunos do 9º ano.
A atividade consiste em apresentá-los a matemática que se
faz presente na arte por meio de algum artista, no caso escolhi Piet Mondrian
que trabalhou em sua arte formas e linhas geométricas com cores primárias e, propor
que reproduzam esse estilo em objetos de uso pessoal. Esses objetos foram o foco de uma exposição que aliou a matemática à arte.
Para o aluno Igor, do 9º ano, que durante a exposição apareceu com o corpo pintado em estilo Mondrian, a matemática ficou mais divertida - Eu não sabia que era possível misturar a arte com a matemática.
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