Por que jogar em sala de aula?
Há quem pense que os Jogos de Damas (entre outros) são
apenas uma distração, mas eles são uma importante atividade intelectual para
ativar o raciocínio lógico. De acordo com muitos estudiosos esta
atividade favorece o desenvolvimento mental dos estudantes, a concentração, a
memória e, além de ser uma atividade prazerosa.
Tive a oportunidade de experimentá-lo em sala de aula
durante um dia com baixa frequência.
Apesar de nossos jovens estarem no
fascínio dos jogos virtuais, meio que na contramão, entrei em sala com os
tabuleiros em mãos e convidei meus alunos para jogarem. Surpreendi-me quando
todos aceitaram a formar duplas e começaram a jogar.
Muitos desses alunos não gostam de matemática e não
conseguem se concentrar durante as aulas, entretanto estavam todos quietos,
concentrados e motivados a ganhar do adversário. Se minhas aulas de matemática
muitas das vezes não os estimulam adequadamente, naquele momento percebi que um
jogo tão secular estava colaborando para a atenção e concentração dos alunos e,
também para a satisfação pessoal daqueles que em várias partidas foram vitoriosos(inclusive vencer a professora).
Sob um olhar pedagógico é inegável que essa atividade
desenvolve muitas das habilidades que são necessárias para um bom aprendizado:
- tomada de decisões
- raciocínio na busca de soluções
- prever situações futuras
- criar várias alternativas para uma única finalidade
- capacidade de concentração
- rapidez no raciocínio
Para aqueles que ainda não acreditam no potencial pedagógico
deste jogo, faça um teste em sala de aula!
Professora Elenise Z. Araujo a senhora poderia me passar seu e-mail. Estou trabalhando num projeto parecido... steliojunior007@hotmail.com
ResponderExcluirgostei muito da iniciativa na qualidade de professor da matematica.
ResponderExcluirgistaria de saber a relacao que existe entre esse jogo e a disciplina de mate...
😀
ResponderExcluir