sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Leonardo da Vinci e a Matemática


Para ilustrar o conteúdo sobre números irracionais, pode-se introduzir os estudos sobre as proporções humanas do nomeado pintor italiano do século XV, Leonardo da Vinci. 

Muito embora, seja reconhecido nas artes, esse artista por sua inteligência e criatividade também foi um grande cientista. Registrou em um caderno mais de 13000 criações, invenções e estudos sobre ciências. Um dos mais famosos estudos na matemática foi o Homem Vitruviano, assim chamado em homenagem as descobertas de Marcus Vitruvius.

Nessa obra, Leonardo da Vinci estudou exaustivamente as proporções do corpo humano relacionando-as com um famoso número conhecido como número áureo ou número ouro.

Este número é encontrado na razão entre muitas distâncias no nosso corpo.
Trabalhando com os alunos a obra Homem Vitruviano, pode-se mostrar algumas interessantes razões que dão como resultado o número irracional no valor aproximado de 1,618, o famoso número áureo.

O professor pode sugerir que meçam entre eles o seu próprio corpo e realizem alguns cálculos para encontrar esse número:

- razão entre a distância do umbigo até o chão e a distância do umbigo até o topo da cabeça

- razão entre a distância do umbigo até o tronco(braços esticados como mostrado na obra) e a distância do tronco até o topo da cabeça

- razão entre a distância do tronco até as sobrancelhas e a distância das sobrancelhas até o topo da cabeça

Através da obra, também pode-se observar:

- o umbigo como centro de uma circunferência onde se posiciona perfeitamente o homem com braços levantados até a linha do topo da cabeça

- a longitude dos braços estendidos é igual a altura do homem






5 comentários:

  1. Olá Elenise!
    Fiquei encantado com seu blog.Fiz algumas matérias com você na UFF,mas não deve se lembrar de mim.Fiquei curioso também sobre a especialização em Educação Matemática na UFF.Ela ainda existe?Tenho todo um trabalho ligado à arte e lhe peço que, se tiver alguma dica me informe por favor.Adorei seu material sobre Leonardo da Vinci.Utilizarei em um curso que ministro.Caso, você tenha mais algum material,poderia me mandar?
    David Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito obrigada, me ajudou muito num trabalho da escola :D

    ResponderExcluir
  3. ficou difícil saber oque era paragrafo e oque era somente um ponto final

    ResponderExcluir
  4. Ajudou muito em um trabalho que estou fazendo. Parabéns muito bom memso.

    ResponderExcluir