quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Matemática dos Gigantes



A Secretaria de Educação do Rio propôs para este ano o projeto Matemática 360º, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento


dos estudantes no processo de aprendizagem da matemática.

Com o tema " A Matemática dos Gigantes ", escolhido pelos professores de matemática do Colégio E. Prof. Alcina R. Lima, a primeira dinâmica relacionada ao projeto aconteceu na escola, neste sábado, dia 22 de agosto.



O objetivo maior era fazer com que a matemática aparecesse para os alunos de forma mais atraente e divertida. 

Para isto, os professores de matemática do Colégio Alcina apostaram na interação dos alunos com jogos tradicionais, como Jogo da Velha, Jogo de Damas, Resta 1, Torre De Hanói e Batalha Naval que foram reproduzidos no chão da quadra da escola, porém em tamanho muito maior do que seus tradicionais tabuleiros.


Além de " quebrarem a cuca", os alunos tiveram também que gastar energia para jogarem de pé os jogos na versão tamanho gigante. 



Outros jogos, como os de raciocínio, elaborados pelos alunos, como Sudoku, Quiz, Labirintos
Lógicos, Quebra-Cabeças, Tangrans entre outros, tornaram-se atrativos para os estudantes.

















Para as alunas do 2º ano do ensino médio, Mayara, Neiry e Mayara Oliveira, a atração foi reconhecer poliedros como se fossem deficientes visuais. Com os olhos vendados e somente se apropriando do tato, as alunas procuravam compreender as características destas figuras espaciais e seus elementos como vértices, arestas e faces. 

"Quando a professora me convidou para reconhecer as figuras, achei que seria impossível identificá-las sem a visão. Mas, aos poucos fui tateando os poliedros e percebi que era muito mais fácil do que em sala de aula" , comenta Mayara Oliveira.



Não poderia faltar a linguagem audiovisual para incrementar esta primeira rodada do projeto, que por meio de um vídeo produzido por Tiago Zurcher e Vitor Lima, ambos alunos do 3º ano do ensino médio, registraram depoimentos dos professores de matemática e dos alunos, que está sendo motivo para reflexões.








Nenhum comentário:

Postar um comentário