quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Matemática 360°


A 2ª etapa do projeto da SEEDUC - Matemática 360°, aconteceu na sexta passada, dia 13, no Colégio E. Profª Alcina R. Lima. Novamente contagiou os nossos alunos, com a presença de todos os estudantes do turno da manhã.


A equipe de matemática repetiu o sucesso do 1° evento com os jogos tradicionais – Jogo de Damas, Jogo da Velha e Resta 1, reproduzidos no chão da quadra da escola em tamanhos gigantes, uma forma de testar a capacidade  física e mental dos nossos alunos.












Tivemos também os jogos de raciocínio , como Quebra-cabeças, Labirintos, Tangrans, Cubos, Palitos,Quiz, entre outros, que prenderam a atenção daqueles que queriam ser bons jogadores.



Entre tantos jogos, também não pode faltar a Arte na Geometria, com oficinas de Caleidociclos, de Mandalas Geométricas e Trançados Indígenas para pulseiras e tapetes.



E para animar mais o evento, não faltou quem procurasse pelo tesouro – chocolates para a equipe, que por meio de enigmas matemáticos, encontraria as pistas que a levasse ao tesouro.

Etnomatemática


Mas, a novidade foram as Sonas Africanas, desenhos feitos na areia – uma tradição dos povos da Angola.  Originalmente, os desenhos são figuras geométricas traçadas na areia com a ponta do dedo, a partir da marcação de pontos simétricos que serão contornados por linhas contínuas. Para não fugir da tradição, em grandes caixas com areia, os alunos do 9º ano trouxeram como curiosidade, alguns exemplos de sonas, que para muitos foi um grande desafio conseguir reproduzir na areia a figura com apenas uma linha contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário