Origami - Arte e Geometria
No finalzinho do ano letivo, o que movimentou minha escola - C. Alcina, em Niterói, foi a oficina de Guirlandas Natalinas.
Misturando a geometria à arte, meus alunos do 2º ano se empolgaram em apresentar a técnica milenar japonesa de dobragem de papel - Origami.
Com pedaços de papéis quadrados, conceitos simples de geometria, como diagonais, vértices e lados, podem sair da verbalização e memorização e, serem percebidos facilmente numa pratica divertida de dobrar papel.
Animados em enfeitar suas casas nesta época de Natal, com 8 pedaços de papeis nas cores natalinas e algumas simples dobras, lindas guirlandas surgiram até nas mãos dos mais desajeitados.
Não pode faltar também os tradicionais enfeites natalinos como sininhos,estrelas, cajados, botinhas, gorros e o tradicional Papai Noel. Tudo isto feito com muita arte, papel e diversão!
Quando agregamos a arte à matemática, podemos diminuir um pouco da aversão que os nossos alunos possuem a esta disciplina. Com esta tão tradicional arte de dobraduras de papel, fica mais fácil despertar no estudante um estímulo para querer conhecer, aprender e criar.
Mas, hoje, os professores foram os aprendizes!
Valeu..matemática esta em toda nossa vida...agora no Natal do povo do Alcina...Parabéns.
ResponderExcluir