sábado, 13 de março de 2010

A Complexidade por Edgar Morin



De 11 a 29 de janeiro de 2010,na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro,professores do ensino médio das escolas estaduais de diversas secretarias de educação tiveram a honra de receber ricas contribuições do filósofo francês Edgar Morin . Pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), formado em Geografia,História e Direito realizou estudos em Sociologia,Filosofia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método com 6 volumes,Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Sendo um dos principais teóricos da complexidade, Morin inciou sua palestra focando esse termo muito utilizado em filosofia. Trata-se de uma visão transdisciplinar de ações, fenômenos e acontecimentos que não devem ser estudados de forma fragmentada, pois elementos diferentes são inseparáveis do todo, e a unidade e a multiplicidade estão unidas. O conhecimento, por exemplo, ao longo da modernidade foi sendo fragmentado, a fim de ser explicado por partes mais simples. Esse reducionismo científico contraria o princípio da complexidade , ou seja, inibe a criatividade,o construtivismo,a criticabilidade,a dialógica e principalmente, a inventividade. Os saberes foram compartimentados, criando-se disciplinas que não se interagem. O estudo em separado de cada parte não levará ao entendimento do todo. " É necessário integrar os programas de ensino e juntar as áreas do conhecimento ante a fragmentação",comenta Morin. A educação deve promover uma inteligência geral, que trabalhe uma concepção global, a fim de tratar problemas especiais. Com o desenvolvimento das ciências criou-se as disciplinas, que trouxe alguns inconvenientes como a especialização,o fechamento e a compartimentação do saber , onde o conhecimento ficou apenas acessível por peritos de cada área.
O conhecimento não está atrelado apenas a ciência, há na literatura, nas artes e na poesia, um profundo conhecimento. " Cada um tem sua arte de viver, seus conhecimentos e suas ilusões. Devemos permitir a comunicação entre a cultura científica e humanista ", afirma Morin.
E finaliza a palestra falando sobre a ética da compreensão humana que não poderia ser ensinada por meio de lições de moral, mas na conscientização da humanização através da solidariedade,da responsabilidade e da cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário