quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mídia e Educação




Mídia é um conjunto de meios de comunicação para difusão da informação e alcance de um determinado público. Rádio, televisão,impressos, Internet, entre outros, são meios de comunicação e juntos formam um conjunto chamado mídia de massa.
Com o crescimento das novas tecnologias, a informação foi transportada para diversas plataformas de comunicação que se propagam a cada dia.Filmes, vídeos, músicas e games são buscados pela possibilidade de download distribuídos por vários meios.E, não somente o entretenimento, mas também esse efeito pode ser observado na educação. Palestras por vídeo-conferência, ensino à distância e até aquela aula convencional com quadro,giz e conteúdo impresso,o professor já pode optar por novos recursos como apresentar sua aula em slide por meio de um data-show,que poderá ser lida ou transmitida pelo seu próprio site ou pelo site da escola, que poderá ser enviada em formato PDF para o e-mail de seus alunos ou visualizada em um celular.Esse conjunto de ferramentas de acesso faz do professor também um produtor de mídia que tem em suas mãos o poder de transmitir informações, expor opiniões e até mesmo influenciar pensamentos selecionando os meios mais adequados para atingir seu público.
Esse fenômeno na educação chamado de transmídia é capaz de integrar diferentes mídias ao processo de ensino e aprendizagem, promover uma diversificação de linguagens e estimular à autoria em diferentes mídias.
Em Niterói, cidade do Rio de Janeiro,professores do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, se apropriaram das tecnologias de informação e comunicação(TICs) e verificaram que é possível haver uma relação entre a mídia e a educação, estando essa, sintonizada com um novo tempo onde é possível levar a Internet até a sala de aula e, ao mesmo tempo levar a sala de aula para a Internet.
Numa época onde jovens são fortemente atraídos por uma nova forma de leitura como videoclipes, propagandas, televisão e games, é necessário que a escola esteja inserida nesse universo midiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário