quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Matemática 360°


A 2ª etapa do projeto da SEEDUC - Matemática 360°, aconteceu na sexta passada, dia 13, no Colégio E. Profª Alcina R. Lima. Novamente contagiou os nossos alunos, com a presença de todos os estudantes do turno da manhã.


A equipe de matemática repetiu o sucesso do 1° evento com os jogos tradicionais – Jogo de Damas, Jogo da Velha e Resta 1, reproduzidos no chão da quadra da escola em tamanhos gigantes, uma forma de testar a capacidade  física e mental dos nossos alunos.












Tivemos também os jogos de raciocínio , como Quebra-cabeças, Labirintos, Tangrans, Cubos, Palitos,Quiz, entre outros, que prenderam a atenção daqueles que queriam ser bons jogadores.



Entre tantos jogos, também não pode faltar a Arte na Geometria, com oficinas de Caleidociclos, de Mandalas Geométricas e Trançados Indígenas para pulseiras e tapetes.



E para animar mais o evento, não faltou quem procurasse pelo tesouro – chocolates para a equipe, que por meio de enigmas matemáticos, encontraria as pistas que a levasse ao tesouro.

Etnomatemática


Mas, a novidade foram as Sonas Africanas, desenhos feitos na areia – uma tradição dos povos da Angola.  Originalmente, os desenhos são figuras geométricas traçadas na areia com a ponta do dedo, a partir da marcação de pontos simétricos que serão contornados por linhas contínuas. Para não fugir da tradição, em grandes caixas com areia, os alunos do 9º ano trouxeram como curiosidade, alguns exemplos de sonas, que para muitos foi um grande desafio conseguir reproduzir na areia a figura com apenas uma linha contínua.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Matemática dos Gigantes



A Secretaria de Educação do Rio propôs para este ano o projeto Matemática 360º, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades que promovam o engajamento


dos estudantes no processo de aprendizagem da matemática.

Com o tema " A Matemática dos Gigantes ", escolhido pelos professores de matemática do Colégio E. Prof. Alcina R. Lima, a primeira dinâmica relacionada ao projeto aconteceu na escola, neste sábado, dia 22 de agosto.



O objetivo maior era fazer com que a matemática aparecesse para os alunos de forma mais atraente e divertida. 

Para isto, os professores de matemática do Colégio Alcina apostaram na interação dos alunos com jogos tradicionais, como Jogo da Velha, Jogo de Damas, Resta 1, Torre De Hanói e Batalha Naval que foram reproduzidos no chão da quadra da escola, porém em tamanho muito maior do que seus tradicionais tabuleiros.


Além de " quebrarem a cuca", os alunos tiveram também que gastar energia para jogarem de pé os jogos na versão tamanho gigante. 



Outros jogos, como os de raciocínio, elaborados pelos alunos, como Sudoku, Quiz, Labirintos
Lógicos, Quebra-Cabeças, Tangrans entre outros, tornaram-se atrativos para os estudantes.

















Para as alunas do 2º ano do ensino médio, Mayara, Neiry e Mayara Oliveira, a atração foi reconhecer poliedros como se fossem deficientes visuais. Com os olhos vendados e somente se apropriando do tato, as alunas procuravam compreender as características destas figuras espaciais e seus elementos como vértices, arestas e faces. 

"Quando a professora me convidou para reconhecer as figuras, achei que seria impossível identificá-las sem a visão. Mas, aos poucos fui tateando os poliedros e percebi que era muito mais fácil do que em sala de aula" , comenta Mayara Oliveira.



Não poderia faltar a linguagem audiovisual para incrementar esta primeira rodada do projeto, que por meio de um vídeo produzido por Tiago Zurcher e Vitor Lima, ambos alunos do 3º ano do ensino médio, registraram depoimentos dos professores de matemática e dos alunos, que está sendo motivo para reflexões.








domingo, 28 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Sempre com o objetivo de preservar e proteger o meio ambiente, comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente não podia ficar esquecido entre os meus alunos. De uma forma bem divertida, colorida  e consciente, resolvemos comemorar este dia com exposições e atividades utilizando materiais recicláveis, como vidro, papel e pets.


Para os alunos do 2º ano do ensino médio, foi uma oportunidade de conhecer na prática os 5Rs - reciclar, repensar, reduzir , reaproveitar e recusar. O reaproveitamento, por exemplo, foi para eles uma forma de ver como é possível continuar usando um objeto, colocando-o em uma nova função. São atitudes simples, mas que geram consequências altamente benéficas para o meio ambiente, pois consegue-se reduzir significativamente a quantidade de materiais descartados no lixo e também uma forma de economizar, evitando-se comprar objetos que podem ser obtidos por meio da reutilização.

Produziram objetos que foram reutilizados a partir de vidros - garrafas de azeite, de sucos e de bebidas em geral foram transformadas em lindos jarros de flores, ou decoradas com areia colorida. Já os potes de comidas em conservas viraram lindos baleiros com tampas decoradas de bichinhos e também como porta-trecos para costura.

Já a turma que reutilizou pets e plásticos em geral, a criatividade não pode faltar: pets cortadas e costuradas viraram lindos estojos de lápis e lindos baleiros quando pintadas e enfeitadas, potes de sorvetes e embalagens de produtos de beleza serviram como porta-trecos, as embalagens de limpeza como sabão líquido e amaciante de roupas, se transformaram em kits para jardim. Não podia também faltar brinquedos produzidos com pets que chamaram a atenção da criançada que passou por lá.


















Para a turma que reutilizou papel e papelão, muitos objetos foram construídos, cestas de frutas, porta-lápis, porta-trecos, porta-retratos, bolsinhas, organizadores de maquiagem e, para enfeitar , corujinhas e pinguins. 



Oficinas sobre como reaproveitar o jornal, também foi uma boa sugestão para quem quer fugir dos plásticos que forram as lixeirinhas.





A grande descoberta para estes alunos também foi a iniciativa de durante a exposição vender os objetos para aqueles que por ali apreciavam e, não faltaram interessados em comprar - "Sempre quando aprecio a produção dos alunos, eu pergunto se eles não querem me vender...é uma forma de incentivá-los.." , comenta a professora Tânia, de língua inglesa.



Além da prática sustentável que a exposição gerou em minha escola, pude perceber que a matemática ali também se infiltrava sem que os alunos percebessem, pois em diversos momentos durante a venda dos objetos, cálculos mentais tinham que ser feitos para atrair clientes e não perder dinheiro.

Quem sabe, daqui pra frente, os alunos comecem a repensar na reutilização do seu lixo domiciliar e também nas possibilidades de gerar renda com estas atitudes, e o que mais me chamou a atenção foi a decisão de todos em juntar o dinheiro arrecadado com a venda dos objetos para gastar exclusivamente com o passeio cultural que fora realizado na semana seguinte ao Jardim Botânico. Bela atitude!

  

domingo, 30 de novembro de 2014

FEIRA MULTIDISCIPLINAR - 2014

Semana Multidisciplinar


Com uma programação cultural diversificada, o C. E. Profª Alcina R. Lima, realizou sua feira multidisciplinar nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

 Entre muitas exposições de trabalhos, experiências de ciências, apresentações musicais, teatrais  e literárias,  a escola contou com a parceria da UFF trazendo o projeto Ciências sob Tendas.

Alguns eventos da nossa programação:





Projeto Ciências sob Tendas 


O projeto é uma mostra itinerante de atividades lúdicas e interativas com o objetivo de popularizar os conhecimentos tecnocientíficos. 



Geometria e Arte



Foram expostos origamis produzidos pelos alunos do 2º ano sob a orientação das professoras de matemática e de artes, Elenise Zaccur e Beatriz Crespo.

 Entre os origamis, destacavam os de motivos natalinos, como guirlandas, sininhos e botinhas de Papai Noel.






Já a professora de matemática Márcia Azamor, apostou na arte em movimento, com a exposição de caleidociclos desenvolvidos pelos alunos do 9º ano.



Também tivemos oficinas oferecidas aos alunos interessados em aprender a construir uma linda caixinha feita por meio do trançado de papeis coloridos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

III FESTIVAL NACIONAL DE IMAGENS

Audiovisual - uma nova linguagem

Para aqueles professores que apenas se utilizam da linguagem verbal em suas aulas, este é o momento de repensar sobre a utilização de outros formas de expressão como o audiovisual.

A educação deve acompanhar a era da informação e apenas com as linguagens escrita e oral ficam insuficientes quando precisamos pensar por meio de imagens.

É preciso despertar o interesse dos alunos pelas diferentes mídias e seus meios audiovisuais como a fotografia, vídeo, internet, som, televisão e cinema. Mesmo tendo uma formação acadêmica voltada para a área das exatas, procuro desenvolver na escola dentro da minha outra disciplina Cultura Digital e Uso das Mídias ( disciplina incluída na grade curricular das escolas públicas de Ensino Médio Inovador ), produções que fazem uso da linguagem audiovisual por meio da criação de vídeos como ferramentas pedagógicas.

Este ano, durante os meses de outubro e novembro, meus alunos do 2º ano do ensino médio, produziram oito vídeos(curtas) sob o tema "Uma escola sem muros" que foram enviados ao III Festival Nacional de Imagens , promovido pelo Portal em Diálogo que é uma rede social aberta desenvolvida pela UFF e mais outras nove universidades federais brasileiras. Como resultado positivo, a escola teve dois vídeos finalistas,onde um foi premiado no Festival.

III Festival Nacional de Imagens

O Festival é uma forma de promover aos estudantes de escolas públicas um espaço para divulgar seus saberes e suas opiniões e, apostaram no audiovisual como uma forma de diálogo.

Entre 151 vídeos enviados dos 17 estados brasileiros, meus alunos , do C. E. P. Alcina R. Lima, de Niterói, R. J. , conseguiram com os vídeos "A solução " e " + 30 anos" chegar na final. E com muito orgulho, o filme " + 30 anos" foi premiado. Com uma visão crítica da escola pública, o curta mostra os fatores que impedem a escola de quebrar seus muros e a forma de como os alunos são vistos pela sociedade e estado. 

Da esquerda para direita, Tiago Zurcher, Vitor Lima e
 a professora Elenise Zaccur na premiação do Festival
Para os alunos Vitor Lima e Tiago Zurcher, integrantes do grupo criador do curta premiado + 30 anos, o vídeo foi uma forma de expressar suas opiniões acerca da educação pública. 


A quantização dos indivíduos traz o benefício para o âmbito logístico, porém acarreta na perda da individualização. Precisamos de um reforma em todo sistema educacional contemporâneo. Necessitamos abandonar os padrões e buscar ampliar nossa percepção da necessidade de uma escola inserida no contexto de sua comunidade, afirma Vitor Lima. 

Já para o aluno Tiago Zurcher, a criação do vídeo foi o único projeto considerado como a melhor coisa feita na escola - foi uma das poucas vezes em que a atividade não foi obrigatória e que as notas foram esquecidas.  



Na foto ao lado, da esquerda para direita, os integrantes do grupo criador do filme + 30 anos, Vitor Lima, eu (professora Elenise), Maurício Crisóstomo, Davi Camara, Tiago Zurcher, Lucas Gonçalves,Davi Dimitri, Suelane Barbosa e Samuel Farias.




Conheça os filmes premiados no Festival pelo Portal em Diálogo:

Saiba mais em :





quarta-feira, 29 de outubro de 2014

VII SEMANA DA MATEMÁTICA 2014 - UFF

Semana da Matemática na UFF

A Semana de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um evento realizado a cada dois anos pelo Departamento de Matemática e Estatística. O objetivo principal é o de se criar um ambiente onde pesquisadores, educadores e a comunidade em geral possam interagir, divulgando experiências, inovações e diagnosticando novas áreas de atuação em Matemática nas várias manifestações.

Essa sétima edição do evento, no mês de outubro,abriga também o III Encontro dos lunos das Licenciaturas Presencial e a Distância do CEDERJ. Entre oficinas, palestras, posteres, comunicações, minicursos, também se podia apreciar o Museu Itinerante de Educação Matemática.

Foram ofertados aos participantes 25 minicursos/oficinas a sua escolha, entre eles, o Minicurso Explorando o Jogo da Rede Pontilhada com Atividades Colaborativas, apresentado por mim e pelo prof. Marcelo Corrêa.



Para um público com professores e graduandos das licenciaturas presencial e a distância, apresentamos a importância dos jogos como metodologia de ensino nas aulas de matemática e destacamos um jogo tradicional, a Rede Pontilhada ou o Jogo dos Pontinhos, como ferramenta de motivação para a introdução e fixação de conceitos matemáticos que são apresentados em uma sequência de atividades, onde os alunos fixam os conceitos e também estes os auxiliam na tomada de decisões e obtenção de sucesso durante as jogadas.



Visita ao Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática

Durante a VII Semana da Matemática da UFF, os alunos do 2º ano do C. E. Prof. Alcina R. Lima visitaram gratuitamente o acervo do LEGI - o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática.

Nessa mostra, encontra-se uma diversidade de artefatos modeladores de situações matemáticas para serem manipulados, entre eles:


 - a coleção de quebra-cabeças geométricos planos e espaciais

- jogo tangran estrelado

- pranchas dinâmicas para apresentação de polígonos equivalentes

- teodolitos que permitem uma introdução aos conceitos da Trigonometria

- geradores manuais de modelos sólidos de revolução


- modelos artesanais de superfícies regradas e de poliedros de Platão

- modelo artesanal de duas esferas inseridas em um cone que emulam as relações descritas pelo teorema de Dandelin

- pequenos mobiles com correspondentes quebra-cabeças tridimensionais, os quais representem situações envolvendo poliedros equivalentes e poliedros duais em que interessantes jogos de luz e sombra obtidos com o auxílio de uma simples lanterna com uma lâmpada do tipo LED.





Neste ano, foram desenvolvidos recursos didáticos para alunos com deficiência visual, como uma pequena biblioteca com volumes infantis impressos em Braile e outros materiais apropriados à percepção tátil.


Para a aluna Laura (foto), escrever seu nome na prancha - reglete, utilizada pelos deficientes visuais foi um momento único. Ela desconhecia tal recurso e disse que a escrita na reglete foi tão fácil quanto escrever à caneta para uma pessoa de visão normal. 

sábado, 30 de agosto de 2014

The virtual geoboard

Interdisciplinary Project - Geometry and English



Dando continuidade ao trabalho com o geoplano virtual - software de geometria dinâmica criado pelo professor Vaz Nunes, resolvi realizá-lo de forma interdisciplinar, integrando-o as aulas da professora de língua inglesa, Carolina Gomes. 

Diante das palavras inglesas que estão inseridas no software, decidi aproveitá-las para enriquecer o vocabulário trabalhado nas aulas de inglês. 
A professora Carolina Gomes repetiu as atividades que foram feitas em minhas aulas  de geometria, porém se apropriando dos procedimentos e figuras geométricas na língua inglesa.






Compreender os termos geométricos e realizar os procedimentos do software na língua inglesa tornam-se enriquecedor para o vocabulário do aluno. 







Para aqueles que quiserem treinar, seguem abaixo as nossas atividades realizadas com o geoplano virtual na língua inglesa( as atividades são as mesmas - vide a outra postagem neste blog).

1) Construct squares, rectangles, triangles, rhombi, parallelograms and trapezoids. Check the amount of vertices and sides. Construct the diagonals. What these figures do not have diagonal? Why?

2) Construct a square with the largest possible area and a square with the least possible area.

3) Construct three different figures with the same area.
4) Construct three different figures with the same perimeter.
5) Construct a rectangle of area 21 units.
6) Construct all possible rectangles with 24 units of area. Which of these has the largest perimeter and which has the smallest perimeter?

7) Build a cube. Check the amount of vertices, edges and faces.
8) Build four unfolds the cube.
9) Build a quadrangular pyramid and check the number of vertices, edges and faces.

Acesse o geoplano virtual em escolovar.org/mat_geoboard.swf