sábado, 16 de abril de 2011

I CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

Colégio Alcina realiza a sua 1ª Conferência do Meio Ambiente

O Colégio Estadual Prof. Alcina Rodrigues Lima, situado em Niterói, realizou no dia 23 de março de 2011 a sua I Conferência do Meio Ambiente com a participação dos alunos, professores, pais e comunidade.
No 1º momento, apresento a criação da "Alcina Com-Vida" - Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
( organização proposta pelo Ministério do Meio Ambiente e MEC, em 2003). No 2º momento, é gerado uma reflexão sobre os problemas que a nossa sociedade de consumo vem enfrentando, principalmente com o lixo eletrônico, e em seguida, algumas práticas sustentáveis que a escola procura realizar de forma individual e coletiva com toda a comunidade escolar, tendo a participação dos professores Gustavo Motta e Marcelo Brum.
No 3º momento, apresento o novo projeto socioambiental da escola que, em parceria com uma empresa privada, a escola passa a ter  um posto de coleta de lixo eletrônico, onde os objetos coletados são enviados para empresas especializadas em reciclagem desse tipo de material.
A escola pretende dentro de suas missões de Escola Sustentável,mobilizar e educar toda comunidade escolar de forma permanente para aprender e agir na preservação do meio ambiente e na construção de um melhor melhor.

 A gestão do colégio Alcina incentiva a criação de ideias para novos projetos da "Alcina Com-Vida" e participa daqueles que acreditam na educação ambiental como um caminho para mudanças de valores e de atitudes para a construção de sociedades felizes e sustentáveis.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ligando tópicos: técnica, tecnologia, meio ambiente e matemática

Numa de minhas aulas, dentro de um tópico sobre tecnologia, para exemplificar a diferenciação entre técnica e tecnologia citei um produto muito apreciado por jovens e adultos, o chiclete.

Essa goma de mascar era produzida com o látex extraído de uma árvore chamada sapotizeiro, mas essa técnica inventada por Thomas Adams foi se modificando ao longo dos tempos com base em conhecimentos científicos e criaram uma técnica mais avançada (tecnologia) e hoje, a goma-base é sintética, feita de vários produtos derivados do petróleo, como, parafinas e resinas, isso porque para atender aos consumidores do mundo inteiro, é preciso fabricar toneladas dessa goma.

Os Estados Unidos é o maior produtor, com 224 mil toneladas por ano, em segundo, a China que produz 148 mil toneladas e o Brasil é o terceiro produtor, com 57 mil toneladas.

Como a temática ambiental está quase sempre presente na sala de aula, questionei o desenvolvimento tecnológico que faz aumentar o domínio do homem sobre a Natureza provocando danos e alterações. No caso do chiclete, quando descartado no ambiente, além de ser fixado em sapatos, pode ser colado nos pelos dos animais e o pior, colar nos bicos das aves que são atraídas pelo seu aroma e sabor, morrendo por asfixia. Se forem descartados no lixo comum, irão para os aterros sanitários e demorarão, em média, 5 anos para se decomporem . Jogar o chiclete no lixo comum também não é uma boa ideia, pois ele não será reciclado e vai acabar em um lixão ou aterro, aumentando o volume de resíduos.

Por isso, uma designer inglesa se empenha para que as pessoas descartem seus chicletes em um reservatório criado por ela mesma, o GUMDROP, cujo slogan é " Dê uma segunda vida ao seu chiclete". Os chicletes depositados nesse recipiente são encaminhados para a reciclagem e transformados em outros GUMDROPS, que são instalados em outros pontos da cidade de Londres, e também em Nova Jersey, nos Estados Unidos.


Para se construir essa lixeira de chicletes  são necessários aproximadamente 0,7 kg de chicletes, como o Brasil consome 57 mil toneladas, usando a matemática, teríamos aproximadamente, 81.428.000 lixeiras distribuídas em todo país, o que daria em média, 2 lixeiras por pessoa.Um pouco de exagero, mas poderíamos importar essa ideia e o excesso de lixeiras seriam exportadas pra outros países.








quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Unidades de Medida de Armazenamento

Mergulhados em novas tecnologias, estamos sempre consumindo produtos frente às inovações lançadas no mercado e palavras são cada vez mais pronunciadas no nosso cotidiano como Bytes, Kilobytes, Megabytes, Gigabytes e muitas vezes não sabemos o que elas significam. Primeiramente, devemos entender que elas representam unidades de medida utilizadas especificamente na Informática e depois, compreendermos os seus tamanhos.
Assim como armazenamos um líquido em uma garrafa e usamos a unidade de medida litro ou armazenamos um biscoito em um pacote e usamos a unidade grama, para armazenar um arquivo no computador usamos a unidade byte. Em Informática é muito importante considerar a capacidade de armazenamento, porque os dados de um computador ocupam um certo espaço de armazenamento. Esses dados são medidos em bits (binary digit) que são impulsos elétricos, positivos ou negativos, representados por 1 e 0. O bit é a menor unidade de informação. Um conjunto de 8 bits forma o byte, o qual corresponde a um caracter, seguindo o código binário.
Temos:
1 byte = 8 bits = 2 ³ bits
Podemos observar que de forma diferente do grama, do metro, do litro que são escritos na base 10, o byte é escrito na base 2.

Vamos recordar alguns prefixos usados em grandes quantidades e que são representados por meio de potências de base 10. Observemos a tabela:

Quilo = K = 10³ = 1000
Mega = M = 10³ . 10³ = 1.000.000
Giga = G = 10³ . 10³ . 10³ = 1.000.000.000
Terá = T = 10³ . 10³ . 10³ . 10³ = 1.000.000.000.000

Mas, como usar esses prefixos em bytes? O problema é que o byte é representado na base 2 e não existe um número natural n tal que
2 elevado a n seja igual a 1000. O que faremos é encontrar números que cheguem a resultados bem próximos da tabela acima. Vejamos:

Quilo = K = 2 elevado a 10 = 2². 2² .2². 2² .2² = 1024 bytes
Mega = M = 2 elevado a 20 = 1.048.576 bytes = 1024 kb
Giga = G = 2 elevado a 30 = 1.073.741.824 bytes = 1024 Mb
Terá = T = 2 elevado a 40 = 1.099.511.627.776 bytes = 1024 Gb

Para treinar:

a) qual é a capacidade de armazenamento de um CD?
b) qual é a capacidade de armazenamento de um DVD?
c) quantos arquivos de 1000 Kb podem ser armazenados em um CD?
d) quantas imagens de 900 Kb podem ser armazenadas em um DVD?
e) quantas músicas de 6 Mb podem ser armazenadas em um MP4 com capacidade de 1 Gb?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Educação do Século XXI

Em recente pesquisa realizada no Brasil pelo MEC, há uma enorme preocupação com as escolas de Ensino Médio, visto que elas não estão preparando os jovens para o mercado de trabalho e não favorecem aos ensinos superiores. Para reverter essa situação, educadores estão dispostos às mudanças e revisões, principalmente na organização de um currículo que corresponda à vida contemporânea. 

Dessa forma,professores precisam organizar um currículo baseado na subjetividade do aluno que propicie dialogar, interpretar informações e desenvolver atitudes de pesquisa que lhe permita continuar aprendendo ao longo de sua vida. Diante de um mundo globalizado, é necessário que os alunos aprendam a globalizar e, isso só acontecerá quando a escola se tornar uma geradora de cultura e não apenas uma transmissora de conteúdos. 

Essa concepção de ensino globalizado que defende um pensamento complexo, destaca a importância de ensinar integrando conhecimentos e valorizando o que o aluno traz consigo. Isso já é proposto por muitos filósofos, psicólogos, especialistas, pedagogos , que têm como referência o grande pensador contemporâneo Edgar Morin, defensor da não compartimentação das disciplinas e sim, da interação para enfrentar temas de estudo.

Sob um olhar voltado para educação do século XXI que mostra a necessidade de formar indivíduos com uma visão mais global e que saibam trabalhar à partir da diversidade, é necessário que preparemos jovens flexíveis, com capacidade de adaptação, atitude de colaboração e com conhecimento da tecnologia.

A questão é: como ensinar essas habilidades na escola? Acredito que elas estejam atreladas a um ambiente eficaz, no qual nossos alunos possam desenvolvê-las, sendo assim, compartilho aqui alguns itens difundidos por muitos educadores que consideram relevantes para as nossas práticas em sala de aula, vinculados a um currículo integrado:


- TEMA/ DESAFIO/ PROBLEMA: a escolha de um tema gerador, ou grande desafio, ou um desafio-problema permite a aplicação de diversas habilidades, a integração de duas ou mais disciplinas, o aprofundamento dos conceitos e a produção de um novo conhecimento. Os alunos vêem o conteúdo de uma maneira que mostra as conexões entre os diferentes assuntos. Durante a exploração de um desafio ou de um problema, o aluno desenvolve o seu pensamento crítico e criativo. Armazenar uma quantidade enorme de informações na memória está dando lugar à importância do saber para tomar decisões, observar, explorar e gerar hipóteses.


- MEDIAÇÃO: o professor na postura de mediador dá oportunidade aos seus alunos de criarem seus próprios conceitos, mostrarem sua ideias e se sentirem motivados e confiantes em suas conquistas. A intervenção do professor ocorre quando há necessidade de se retomar o foco, melhorar o processo ou confirmar uma fundamentação lógica.


- COOPERAÇÃO/INTERAÇÃO/DIÁLOGO: a interação entre os alunos e professores colabora de maneira efetiva na produção do trabalho, pois a troca de ideias, sugestões e opiniões propiciam a reflexão e a revisão daquilo que desejam desenvolver. Dessa forma, não há soluções únicas ou respostas erradas. Saber ouvir e falar, compartilhar ideias, ajudar e aceitar ajuda do outro são habilidades que podem ser adquiridas por meio da cooperação. Dialogar significa interpretar e reconhecer a linguagem do outro e essa interpretação contribui para uma nova concepção.


- AUTONOMIA: o ensino do século XXI está centrado no aluno, que trabalha com autonomia para escolher suas estratégias, suas ferramentas e decidir suas opções, quando o aluno trabalha de forma autônoma ele desenvolve sua capacidade inventiva, pois é livre para criar seus próprios métodos e explicações.


- RECURSOS: o professor disponibiliza vários recursos para que o aluno possa pesquisar, criar e comunicar. O acesso à informação é ilimitado e com qualidade e níveis variados de aprofundamento.


Esses tópicos fazem parte da visão de um currículo escolar integrado, com um olhar voltado para a educação do século XXI, dentro de uma concepção educativa baseada em projetos de trabalho que favorecem a pesquisa e o trabalho ativo por parte do aluno.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mídia e Educação




Mídia é um conjunto de meios de comunicação para difusão da informação e alcance de um determinado público. Rádio, televisão,impressos, Internet, entre outros, são meios de comunicação e juntos formam um conjunto chamado mídia de massa.
Com o crescimento das novas tecnologias, a informação foi transportada para diversas plataformas de comunicação que se propagam a cada dia.Filmes, vídeos, músicas e games são buscados pela possibilidade de download distribuídos por vários meios.E, não somente o entretenimento, mas também esse efeito pode ser observado na educação. Palestras por vídeo-conferência, ensino à distância e até aquela aula convencional com quadro,giz e conteúdo impresso,o professor já pode optar por novos recursos como apresentar sua aula em slide por meio de um data-show,que poderá ser lida ou transmitida pelo seu próprio site ou pelo site da escola, que poderá ser enviada em formato PDF para o e-mail de seus alunos ou visualizada em um celular.Esse conjunto de ferramentas de acesso faz do professor também um produtor de mídia que tem em suas mãos o poder de transmitir informações, expor opiniões e até mesmo influenciar pensamentos selecionando os meios mais adequados para atingir seu público.
Esse fenômeno na educação chamado de transmídia é capaz de integrar diferentes mídias ao processo de ensino e aprendizagem, promover uma diversificação de linguagens e estimular à autoria em diferentes mídias.
Em Niterói, cidade do Rio de Janeiro,professores do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, se apropriaram das tecnologias de informação e comunicação(TICs) e verificaram que é possível haver uma relação entre a mídia e a educação, estando essa, sintonizada com um novo tempo onde é possível levar a Internet até a sala de aula e, ao mesmo tempo levar a sala de aula para a Internet.
Numa época onde jovens são fortemente atraídos por uma nova forma de leitura como videoclipes, propagandas, televisão e games, é necessário que a escola esteja inserida nesse universo midiático.

sábado, 13 de março de 2010

A Complexidade por Edgar Morin



De 11 a 29 de janeiro de 2010,na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro,professores do ensino médio das escolas estaduais de diversas secretarias de educação tiveram a honra de receber ricas contribuições do filósofo francês Edgar Morin . Pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), formado em Geografia,História e Direito realizou estudos em Sociologia,Filosofia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método com 6 volumes,Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Sendo um dos principais teóricos da complexidade, Morin inciou sua palestra focando esse termo muito utilizado em filosofia. Trata-se de uma visão transdisciplinar de ações, fenômenos e acontecimentos que não devem ser estudados de forma fragmentada, pois elementos diferentes são inseparáveis do todo, e a unidade e a multiplicidade estão unidas. O conhecimento, por exemplo, ao longo da modernidade foi sendo fragmentado, a fim de ser explicado por partes mais simples. Esse reducionismo científico contraria o princípio da complexidade , ou seja, inibe a criatividade,o construtivismo,a criticabilidade,a dialógica e principalmente, a inventividade. Os saberes foram compartimentados, criando-se disciplinas que não se interagem. O estudo em separado de cada parte não levará ao entendimento do todo. " É necessário integrar os programas de ensino e juntar as áreas do conhecimento ante a fragmentação",comenta Morin. A educação deve promover uma inteligência geral, que trabalhe uma concepção global, a fim de tratar problemas especiais. Com o desenvolvimento das ciências criou-se as disciplinas, que trouxe alguns inconvenientes como a especialização,o fechamento e a compartimentação do saber , onde o conhecimento ficou apenas acessível por peritos de cada área.
O conhecimento não está atrelado apenas a ciência, há na literatura, nas artes e na poesia, um profundo conhecimento. " Cada um tem sua arte de viver, seus conhecimentos e suas ilusões. Devemos permitir a comunicação entre a cultura científica e humanista ", afirma Morin.
E finaliza a palestra falando sobre a ética da compreensão humana que não poderia ser ensinada por meio de lições de moral, mas na conscientização da humanização através da solidariedade,da responsabilidade e da cooperação.

terça-feira, 9 de março de 2010

Aprendizagem Criativa por Mauro Maldonato


Mauro Maldonato é médico psiquiatra italiano, professor de Psicopatologia da Universidade de Nápoles e de Psicopatologia da Idade Evolutiva e Psicologia da Comunicação da Universidade da Basilicata, além de estudioso da fenomenologia, da filosofia e da epistemologia das ciências humanas. Autor de vários livros, é colaborador do jornal italiano Corriere della Sera, diretor editorial da revista Elites e membro do conselho científico da revista italiana Pluriverso e da Associação para o Pensamento Complexo.
Sua ligação com o Brasil começou em 1998, quando participou do Seminário Internacional na Universidade Cândido Mendes, sobre ciência, pensamento e cultura no qual estavam intelectuais de diversos países sob a coordenação de Edgard Morin. Desde então, sempre é convidado e recentemente, esteve presente como conferencista do Curso de Formação Continuada para Professores de Ensino Médio , na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, em janeiro de 2010. Em sua palestra, demonstrou a grande insatisfação ante a fragmentação do conhecimento na Educação Tradicional, criada ao longo do tempo com o desenvolvimento da ciência e comenta que, antes da Modernidade não havia conhecimento fragmentado e atualmente, diante da diversidade de hábitos, costumes,comportamentos,crenças e valores, o indivíduo deve estar preparado para reagir perante ela. "O mundo é plural e incerto, dessa forma é preciso termos uma mente planetária", afirma Maldonato.
Essa diversidade nos faz repensar na aceitação da diferença do outro. Ele explica que para se adequar a tamanha pluralidade é preciso interagir entre a ordem e a desordem e, que devemos entrelaçar coisas que aparentemente estão separadas como arte e ciência, real e o imaginário e, a razão e a emoção.
Dentre as suas colocações perante a complexidade do mundo, ele também questiona a necessidade de uma aprendizagem criativa para a produção de novas ideias fazendo uma analogia com a música: " Um indivíduo que segue a rigidez de uma partitura musical é um indivíduo sem criatividade que não faz uso da improvisação, apenas reproduz." Em contra partida, citou a ópera Flauta Mágica, de Mozart : " Mozart não inventou formas novas, mas executou com perfeição todas as que existiam em seu tempo com muita inventividade."